Pular para o conteúdo principal

Qualidade de Vida gera Qualidade Profissional

A etiqueta profissional passa por diversos campos. O economista e Consultor de Qualidade de Vida, Cláudio Pelizari, afirma que, além de aprender princípios e regras de comportamento, o profissional, que pretende ter sucesso na carreira, deve se preocupar com a sua qualidade de vida.

"O relacionamento entre uma pessoa e outra se dá a partir do que se vê".
Por isso a profissional deve se preocupar em estar com uma boa aparência. Ser e parecer saudável, ter asseio pessoal. Por exemplo, se a pessoa fuma, os colegas sentem o odor nela e isto é muito desagradável.

"Por esse motivo o marketing pessoal está inserido na etiqueta profissional, sendo de suma importância para quem quer galgar degraus na carreira".

Confira as nossas dicas:
A - Aperto de Mãos: Jamais se deve cumprimentar com a mão mole ou tocando só as pontas dos dedos da outra pessoa. O aperto de mão deve ser firme, demonstrando para a outra pessoa que você tem prazer no contato com ela. Lamentável aquele que parece querer estraçalhar os dedos da outra pessoa.
B - Batom: Jamais retocar o batom em mesas de refeição e evitar ao máximo sujar o rosto das pessoas, colarinhos, guardanapos e toalhas de lavabo.
C - Cartões de Visita: Imprescindíveis ao profissional que deseja projetar uma imagem bem cuidada. É necessário dominar com desenvoltura todos os aspectos que envolvem a troca de cartões de visita. Nunca se apresente sem eles. Dizer que acabaram revela certa desorganização e falta de logística pessoal.
D - Direção do Automóvel: Um dos mais reveladores meios para se identificar uma pessoa bem-educada. Sem comentários: buzinar muito, obstruir calçadas, avançar sinais, ultrapassar pelos acostamentos e estacionar ocupando duas vagas, esquecendo-se dos demais.
E - Elogio: Ferramenta poderosa que desperta no semelhante a vontade de cooperar. Ele eleva a auto-estima do outro e atenua os efeitos desagradáveis de uma crítica.
F - Fofoca: Nunca será um comportamento de pessoas verdadeiramente elegantes. O profissional que se entrega a ela deixa transparecer que, no mínimo, é um desocupado.
G - Gafe: Atitude ou comportamento que repercute de forma desfavorável no convívio social ou profissional. Geralmente causa constrangimento para quem comete e para quem presencia.
H - Honestidade: Um dos "agás" do profissional de sucesso. Caminha lado a lado com a humildade, com o humor e com a habilidade.
I - Iniciativa: Requisito básico para que o profissional seja pró-ativo e bom colaborador dos colegas e da chefia. De nada adiantará ter boas idéias, se não agir para colocá-las em prática.
J - Jóias: Juntamente com as bijuterias devem ser discretas. Qualquer exagero dá ares de "perua" à mulher que usa. O visual do mundo corporativo exige mais discrição nos trajes. A elegância não admite excessos de nenhuma natureza.
L - Lenço: Peça essencial, que deve estar sempre na bolsa da mulher e no bolso do homem. Embora banido e substituído pelos de papel, é um poderoso aliado para proteger as pessoas de tosses, espirros e mãos suadas.
M - Marketing Pessoal: Instrumento fundamental para que você se mostre ao mercado como um produto que deve ser comprado e valorizado. Ninguém compra seu talento e competência se não descobrir que você os tem. Entre dois candidatos a uma vaga de emprego ou promoção na carreira, certamente a escolha irá recair naquele com melhor imagem, trato e apresentação.
N - Negatividade: Deve ser banida da atitude do profissional que deseja o sucesso. Aprenda a ser positivo nas palavras, pensamentos e ações. Ninguém gosta de conviver nem empregar uma pessoa resmungona, ressentida e sempre pronta a se queixar e reclamar de tudo e de todos.
O - Óculos escuros: Devem ser retirados quando você conversa com outra pessoa. O interlocutor deve ver os seus olhos. Sempre olhe para as pessoas com quem fala. Quando isso não acontece, a outra pessoa pensa que não tem nenhuma importância para você.
P - Pontualidade: Marca das pessoas bem-educadas. No Brasil, é um atributo ainda desprezado por muitos. Exatamente por isso, destaca positivamente o profissional que faz uso dela.
Q - Qualidade: Adote para sua vida o principal lema da qualidade: "Hoje melhor que ontem e amanhã melhor que hoje". Valorize suas melhorias diárias. Busque sempre seu auto-aprimoramento.
R - Resposta: Adote como norma de conduta responder sempre à sua correspondência (cartas e e-mails) e aos seus telefonemas. Quando não faz isso, comete extrema grosseria.
S - Sorriso: Estabeleça como meta dar no mínimo cinco sorrisos por dia. O sorriso é a mais poderosa arma para você fazer amigos e conquistar a simpatia das outras pessoas. No seu cotidiano use-o em abundância, juntamente com o elogio e o agradecimento.
T - Talheres: Aprenda a usar corretamente. "Dize-me como comes e te direi se és elegante e bem-educado".
U - Unhas: Nunca saia de casa com esmalte descascado. No trabalho não há espaço para extravagâncias nas cores, tamanhos e efeitos visuais. Nos pés será sempre preferível o esmalte mais claro. Deixe os vermelhos só para as mãos.
V - Viagens: Saiba conduzir-se com elegância em viagens de avião, navio, ônibus e trens. Escolha a roupa e a bagagem adequadas, não incomode os outros passageiros, seja consciencioso com os tripulantes, informe-se sobre outras culturas e evite gafes internacionais. Viajar é uma excelente forma de ganhar cultura e traquejo.
X - Xícara: Segure sempre pela asa sem deixar o dedo mínimo levantar. Nunca deixe a colher dentro dela, só no pires.
Z - Zum-Zum-Zum: Uma profissional séria não tem tempo para estar envolvida em zumzumzum, isto é em boatos. Isso é um mal relacionado à fofoca e quem trabalha de verdade não tem tempo para tal atitude que, além de tudo é deselegante.

Fonte: http://www.etiquetaempresarial.com.br/imp6.asp

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ANALISTA DE RH - Fortaleza/CE

NOVA LEI AVISO PRÉVIO

Entra em vigor a partir de ontem dia 13-10-2011 a nova Lei do Aviso Prévio. Faca de dois gumes na minha opnião, em partes bom para o empregado demitido sem justa causa, pois é mais uma multa rescisória para o empregador poagar e este repensssará uma, duas, três ou até mais vezes antes de demitir o empregado. Sendo este obrigado que este cumpra o aviso até noventa dias (dependendo de seu tempo de empresa) ou lhe pagando por este período. Entenda melhor: NOVA LEI AVISO PREVIO

APRESENTAÇÃO

OBJETIVO: Ofecercer mais um meio de acesso a divulgação de VAGAS para empregos/ trabalhos temporários/ Estágios/ oportunidades diversas, assim como propagrar assuntos relacionado ao UNIVERSO que é o RH. MISSÃO: Contribuir de forma efetiva e de qualidade com a divulgação de VAGAS em todo CEARÄ, assim como assuntos voltados a qualificação profissional e oportunidades no mercado.