Pular para o conteúdo principal

DICAS PARA UMA BOA ENTREVISTA

Tipos de entrevistas:

Individuais - Maior liberdade para troca de informações, avaliação mais aprofundada sobre o candidato.

Em grupos - Testando o comportando e o nível de stress do candidato em grupo de trabalho.

Encontros externos - Além dos assuntos discutidos permite uma avaliação do comportamento do candidato em reuniões externas muitas vezes acompanhadas de almoço, jantar ou café da manhã. Nestas entrevistas são feitas avaliações das normas de etiqueta e do comportamento com o fumo e a bebida alcóolica.

Por telefone - Geralmente utilizada quando já existe o conhecimento pessoal do candidato e deseja-se confirmar informações sobre o mesmo.

Formas de entrevistas:

Normalmente se utiliza a entrevista dirigida com base as informações disponíveis no currículo ou por um guia de entrevista utilizado na empresa.
O entrevistador poderá utilizar-se da opção onde faz a apresentação de casos e problemas reais ou imagianários e o entrevistado apresenta sugestões para a solução.
O entrevistador apresenta livremente assuntos abertos e diversos, colhendo a opinião e o nível de conhecimento do candidato sobre o assunto apresentado. Semelhante a uma conversa informal.

Aparência e comportamento nas entrevistas:

As entrevistas para avaliação são determinantes no processo de escolha e contribuem decisivamente para o sucesso ou o insucesso do candidato.

Pensamento positivo - Exercite a auto-confiança, acredite em você e em seus talentos (se você não acredita em você mesmo, quem mais vai acreditar); é quase impossível você vender um produto que você mesmo não compraria. Não tenha dúvidas, você terá que vender a sua imagem, o seu potencial, seus planos, seus valores e também seu interesse com o sucesso da organização, mostrando que se interessou em conhecer seus projetos e planos e que poderá contribuir para o atingimento destes objetivos.

Conheça seu currículo - Estude o seu currículo nos detalhes; sempre que for utilizar exemplos procure justificá-los com números. Não faça elogios a sua pessoa, sempre coloque os méritos para o seu grupo de trabalho, no plural; não fale sobre o que não conhece, nunca invente respostas, use a sinceridade para dizer que não conhece o assunto, seja transparente e utilize o bom senso.

Procure conhecer a empresa - Na entrevista temos também a oportunidade de através de perguntas bem colocadas, que não causem constrangimento e quebra de sígilo, aprofundar um pouco o conhecimento sobre a organização e de avaliar se estamos realmente certos na escolha daquele posto de trabalho.

Preparado para surpresas - Esteja sempre preparado para surpresas, normalmente na entrevista se procura confirmar as informações contidas no currículo e o comportamento sobre os seguintes pontos: postura, forma de falar, motivação, característica da personalidade, pontualidade, ambiente familiar, aspirações pessoais e profissionais.

Vestimenta adequados - A vestimenta deve ser adequada à situação e ao cargo ao qual se candidata (não se vai a praia de paletó e gravata). Conheça os custumes da empresa, como vestem-se as pessoas que ocupam cargos semelhantes, com estará vestido o entrevistador. A partir destas informações escolha: roupas, calçados e acessórios adequados.

Algumas dicas para vestimenta - As roupas deverão estar limpas e passadas; cuidado com a higiêne corporal (cabelos cortados, barba e unhas feitas); não use um perfume muito ativo; evite decotes cavados, saias curtas e transparência; não use maquiagem pesada; faça opção por cores sóbrias; evite modêlos demasiadamente esportivos ou extravagantes.

Muita atenção - Tenha certeza do nome correto e do cargo do entrevistador; tenha em mãos uma cópia do currículo enviado; não use gíria ou termos chulos; evite falar mal ou fazer julgamento de carater de ex-colegas ou chefes; não se exceda em assuntos que não dizem respeito a entrevista (futebol, filmes, corridas); desligue o celular; não fume e se perguntado, seja sincero sobre o seu comportamento com bebida ou fumo, ele é sempre muito perceptível.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ANALISTA DE RH - Fortaleza/CE

APRESENTAÇÃO

OBJETIVO: Ofecercer mais um meio de acesso a divulgação de VAGAS para empregos/ trabalhos temporários/ Estágios/ oportunidades diversas, assim como propagrar assuntos relacionado ao UNIVERSO que é o RH. MISSÃO: Contribuir de forma efetiva e de qualidade com a divulgação de VAGAS em todo CEARÄ, assim como assuntos voltados a qualificação profissional e oportunidades no mercado.

NOVA LEI AVISO PRÉVIO

Entra em vigor a partir de ontem dia 13-10-2011 a nova Lei do Aviso Prévio. Faca de dois gumes na minha opnião, em partes bom para o empregado demitido sem justa causa, pois é mais uma multa rescisória para o empregador poagar e este repensssará uma, duas, três ou até mais vezes antes de demitir o empregado. Sendo este obrigado que este cumpra o aviso até noventa dias (dependendo de seu tempo de empresa) ou lhe pagando por este período. Entenda melhor: NOVA LEI AVISO PREVIO