Pular para o conteúdo principal

SAÚDE NO TRABALHO

Uso de computador por mais de uma hora pode causar danos à saúde

GUSTAVO VILLAS BOAS e DANIELA ARRAIS

Ninguém é robô para passar horas em frente à máquina sem que o corpo reclame. Podem ser os olhos, as costas, os dedos da mão. O fato é que, segundo especialistas ouvidos pela Folha, passar mais de uma hora, sem intervalos, em frente ao computador, escutando música com fone de ouvido ou até falando ao celular, pode criar ou agravar problemas físicos.

Esses danos atingem milhões de pessoas. Por exemplo, entre aquelas que utilizam fones de ouvido durante o trabalho -- como os operadores de telemarketing, que são 750 mil no país, de 6% a 12% sofrem com perdas auditivas, diz pesquisa da Poli/USP divulgada em junho.

Há, também, doenças que, se não são causadas diretamente pelas máquinas, podem aparecer por conta do uso excessivo e indiscriminado delas. Por exemplo, a LER (lesão por esforço repetitivo) ou a tendinite. Outro problema de saúde é o vício -- assim como algumas pessoas ficam reféns do cigarro, outras se tornam dependentes psicologicamente do computador e da internet. Um pesquisador norte-americano quer classificar esse vício como doença mental no principal livro de referências de doenças psiquiátricas do país.

Algumas sugestões simples de serem executadas conseguem diminuir ou evitar que o uso do computador, do tocador de MP3, do celular e do videogame, tanto no trabalho quanto nas horas de lazer, seja prejudicial à saúde.

Fonte: folha.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ANALISTA DE RH - Fortaleza/CE

TREINAMENTO TÉCNICO OPERACIONAL

No mundo competitivo corporativo, as empresas que investem em Treinamento e Desenvolvimento de seu capital intelectual, sai em vantagem, pois além de fortalecer o conhecimento de seu negócio ela passa a agregar valor ao seu produto/serviço na entrega deste junto ao cliente contratante. Desta forma, esta empresa se destacará por seu diferencial estratégico, pautado no investimento rumo a excelência de seus negócios. As atividades de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) passam focar cada vez mais não somente no fazer, mas no como fazer alinhado a estas estratégias (missão, visão, valores, metas, objetivos) organizacionais. Para isto, é importante identificar sua atuação diante este cenário, que conforme Fleury (1990), classifica as competências na área como: Competências de Negócio; Competências Técnicas Profissionais e Competências Sociais . Falando especificamente da atuação Treinamento Técnico Profissional ou mesmo Operacional, esta possibilitará não só uma melhor atuação d...

CURSOS DE EXTENSÃO - TREINAMENTO - CETRED

CURSO DE EXTENSÃO Formação de Facilitadores de Treinamento: com abordagem em Oratória e Dinâmica de Grupo  APRESENTAÇÃO O curso pretende oferecer ferramentas para o trabalho desenvolvido em treinamentos, desde as etapas do planejamento até a avaliação dos trabalhos.  Será adotada uma metodologia participativa, apoiada em fundamentação conceitual, além da abordagem em oratória e dinâmica de grupo. PROGRAMA DO CURSO I - Visão geral de treinamento e os papéis do facilitador, seu perfil e suas atribuições. II - Dinâmica de grupo aplicada as diversas áreas de atuação do facilitador ou coordenador de grupo. III - O facilitador e as técnicas de apresentação em público com o uso de recursos. IV - O facilitador e prática de ensino: apresentações individuais com filmagem e feedback.  Maiores informações, confira link abaixo: http://www.cetrede.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=68&Itemid=19