Pular para o conteúdo principal

ESCOLHAS SÃO FUNDAMENTAIS




Esse artigo diz respeito a milhões de pessoas que tem o privilégio de acordar diariamente para enfrentar um novo dia com boa saúde e disposição, independentemente de estarem empregadas ou à disposição do mercado, de bem com a vida ou sendo castigada por ela. Como eu sempre digo e acredito, não há mal que sempre dure, portanto, qualquer condição de desvantagem é apenas uma fase de transição imposta pelo universo para testar a nossa capacidade de reação diante dos fatos.

O nosso futuro é determinado pelas nossas escolhas. O fato de você ainda não ter conseguido a casa dos seus sonhos, o carro do ano e o melhor emprego do mundo não diminuem em nada o seu valor na sociedade. Ao contrário, quanto mais dificuldades você enfrenta, mais ágil você se torna e mais promissor é o seu futuro. Entretanto, para que os sonhos sejam transformados em realidade, escolhas conscientes e atitudes positivas são determinantes nessa conquista.

De maneira geral, pessoas que não sabem o que querem, não fazem o que gostam e não reagem diante das dificuldades caminham para a infelicidade no longo prazo. E, como diz o ditado, no longo prazo estaremos todos mortos, portanto, enquanto a vida continuar oferecendo a oportunidade de mudança, sempre haverá muito mais felicidade na realização do presente do que na esperança do futuro.

Algumas escolhas na vida são realmente fundamentais: a pessoa com quem você vai se casar; a universidade onde você quer estudar; a profissão que você quer seguir; a casa, o bairro e a cidade onde você pretende morar; a aposentadoria que você almeja ter; portanto, de maneira consciente ou inconsciente, as escolhas do momento presente determinam a colheita do momento futuro. Quase sempre, o que falta é a consciência da importância do momento presente.

De acordo com Deepak Chopra, escritor indiano radicado nos Estados Unidos, “tanto eu quanto você somos escolhedores infinitos. Em nossa vida, a todo momento, entramos no campo de todas as possibilidades, onde temos acesso a uma infinidade de escolhas. Algumas delas são feitas conscientemente, outras não”. Portanto, a melhor maneira de acertar as escolhas é manter o espírito aberto e consciente em relação ao que se deseja obter no futuro.

Todos os dias, logo pela manhã, você tem acesso a uma infinidade de escolhas: tomar café desesperadamente ou comer o necessário para manter o corpo em sintonia com a vida; despedir-se da esposa e dos filhos com um beijo ou sair de fininho; cumprimentar os colegas de trabalho com um sorriso ou continuar indiferente; ser produtivo ou cumprir mais um dia de martírio; irritar-se no trânsito ou agradecer pela felicidade de possuir um carro para se locomover.

Quer você queira ou não, quer você goste ou não, tudo o que está acontecendo nesse exato momento é resultado das suas escolhas. E um ditado tão antigo continua extremamente atual: você colhe aquilo que planta, portanto, se você deseja felicidade deve semear felicidade; se deseja viver num bom ambiente de trabalho, deve, no mínimo, sorrir; se deseja um futuro brilhante, deve levantar o traseiro do sofá, livrar-se do controle remoto e traçar um plano definitivo de ação em direção ao futuro.

Segundo Chopra, “quanto mais escolhas conscientes você fizer no nível de percepção consciente, mais corretas e espontâneas serão as escolhas, tanto para si quanto para os outros estão ao seu redor”.

Toda vez que você fizer uma escolha pense sempre nas conseqüências que a escolha vai proporcionar. Escolher e planejar são fundamentais para o alcance dos objetivos em qualquer fase da vida, é apenas uma questão de opção. Pense nisso e seja feliz.

Jerônimo Mendes. Administrador, Escritor e Palestrante. Autor de Oh, Mundo Cãoporativo! (Qualitymark) e Benditas Muletas (Vozes). Mestre em Organizações e Desenvolvimento Local.
Texto adaptado, confira na integra consultando o site: http://www.jeronimos.com.br/mundo_36.php


Boa leitura!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ANALISTA DE RH - Fortaleza/CE

NOVA LEI AVISO PRÉVIO

Entra em vigor a partir de ontem dia 13-10-2011 a nova Lei do Aviso Prévio. Faca de dois gumes na minha opnião, em partes bom para o empregado demitido sem justa causa, pois é mais uma multa rescisória para o empregador poagar e este repensssará uma, duas, três ou até mais vezes antes de demitir o empregado. Sendo este obrigado que este cumpra o aviso até noventa dias (dependendo de seu tempo de empresa) ou lhe pagando por este período. Entenda melhor: NOVA LEI AVISO PREVIO

APRESENTAÇÃO

OBJETIVO: Ofecercer mais um meio de acesso a divulgação de VAGAS para empregos/ trabalhos temporários/ Estágios/ oportunidades diversas, assim como propagrar assuntos relacionado ao UNIVERSO que é o RH. MISSÃO: Contribuir de forma efetiva e de qualidade com a divulgação de VAGAS em todo CEARÄ, assim como assuntos voltados a qualificação profissional e oportunidades no mercado.